Planejando o ano-novo

O fim do ano é o momento que muita gente para pra pensar nas metas alcançadas durante o ano e nos objetivos a serem alcançados no ano seguinte. Apesar disso as famosas resoluções de ano-novo são cheias de boas intenções e quase sempre vazias de planejamento, o que faz com que muitas resoluções não sejam cumpridas. O que fazer então para completar os objetivos propostos para o próximo ano?

Sugiro o planejamento estratégico pessoal. Use esse momento de reflexão para planejar suas ações. Um método simples ensinado para pequenas empresas que pode ser aplicado facilmente à vida pessoal é a Matriz F.O.F.A: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Com ela você faz uma auto-análise que envolve fatores internos que são os que você tem controle: suas forças e fraquezas e os fatores externos que são os que você não tem controle: oportunidades e ameaças.

Fatores Internos

Forças: faça uma lista de seus pontos fortes. Forças são seus superpoderes e são eles que você vai usar quando precisar. Você é bom em aprender coisas novas? Coloque lá. Você resolve problemas com facilidade? Você é disciplinado? Vá listando suas qualidades, suas forças. Não seja modesto mas também não minta pra você mesmo.

Fraquezas: faça uma lista das suas fraquezas. Fraquezas são sua kriptonita, você precisa saber como amenizá-la para que você alcance seus objetivos. Não tem disciplina? Não consegue poupar dinheiro para realizar seus objetivos? Não sabe aproveitar o tempo disponível? Não deixe de colocar suas fraquezas mas não se sinta oprimido por alguma delas e as deixe de fora.

Fatores Externos

Os fatores externos são os mais difíceis de se analisar porque você realmente não sabe como as outras pessoas, o governo ou a empresa em que trabalha podem tomar decisões que possam te afetar. A melhor opção nesse caso é focar no que pode te afetar de forma mais impactante e tomar medidas para aproveitar as oportunidades e minimizar os efeitos das ameaças.

Oportunidades: faça uma lista de oportunidades que você possa aproveitar. Oportunidades são como as informações que você consegue no Planeta Diário para vencer seus inimigos. Se você tem uma boa poupança talvez abrir um negócio próprio seja uma oportunidade a ser aproveitada? A bolsa de valores é outro exemplo de oportunidade no campo financeiro. Um curso de reciclagem profissional ou um curso em uma área completamente diferente da sua. Liste as oportunidades que se apresentam e que você pode aproveitar agora ou em algum ponto no futuro.

Ameaças: faça uma lista do que você considera ameaçador. Ameças são como o Lex Luthor: você precisa conhecê-lo bem para que seus planos não peguem você despreparado. Seu emprego corre algum risco? Sua saúde pode ser afetada por algum fator externo? Alguma emergência pode acabar com sua poupança? Liste as ameaças.

O que fazer agora?

Agora que você tem um mapa dos fatores internos e externos você precisa definir quais são seus objetivos. Por exemplo, se você está com sobrepeso e seu médico aconselhou que você precisa emagrecer você precisa olhar para suas forças: você tem disciplina? Use para começar um plano de exercícios físicos por exemplo. Seu emprego está ameaçado? O país está em ritmo de pleno emprego o que pode ser uma oportunidade a ser aproveitada: atualize seu currículo e envie para possíveis empregadores. Seu objetivo é deixar de ser empregado e ter sua própria empresa? Verifique se uma uma de suas forças é uma poupança que permita esta mudança ou se você tem tempo livre aproveite para fazer algum curso de empreendedorismo para se preparar melhor.

Aproveite o momento de reflexão do fim de ano e planeje um futuro melhor pra você. E se você conhece algum outro método de planejamento pessoal não deixe de nos contar nos comentários!

Crédito imagem: graur razvan ionut

Achou este artigo útil? Então assine nosso RSS e seja notificado quando houver novas atualizações.
Se preferir, siga o @acheiutil no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais posts úteis

2leep.com