TOR: como navegar de forma anônima

Já publiquei aqui como abrir uma janela anônima no Chrome. Mas essa é uma solução local que não deixa rastros gravados no computador em que a navegação foi feita. No entanto, essa navegação não é anônima, ou seja, o IP do computador usado para navegar é rastreável. Se o que você quer realmente é uma navegação anônima então o que você precisa é de uma conexão que mascare sua comunicação desde o início. E para conseguir navegar anonimamente o que você precisa é do TOR.

O TOR é uma rede distribuída que tem por objetivo manter uma comunicação anônima para seus usuários. Usando o TOR um computador deixa de usar seu IP e passar a ser identificado pelo IP de um servidor Proxy em outro nó da rede. Resumidamente, é essa a definição técnica. Mas se você não está interessado em tecnicidades tudo o que você precisa é instalar o TOR e começar a navegar. Se você usa Windows a forma mais fácil é fazer o download do conjunto Navegador TOR. Você pode fazê-lo nesta página: www.torproject.org/download/download.

Para usar o TOR apenas descompacte o TOR Browser e executar o programa "Start Tor Browser". Ele abrirá uma janela de conexão com a rede TOR e em seguida abrirá um Firefox já configurado para navegar através dessa rede. Esse Firefox também está configurado para não deixar rastros no computador local da mesma forma que a janela anônima do Chrome.

Mas lembre-se, navegar anonimamente é bom mas com grande poderes vem grandes responsabilidades. Faça bom uso desta ferramenta e veja o que especialistas dizem sobre o assunto: Especialistas dizem que navegar anônimo na Web não é crime.

Achou este artigo útil? Então assine nosso RSS e seja notificado quando houver novas atualizações.
Se preferir, siga o @acheiutil no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais posts úteis

2leep.com