Como criar senhas seguras

É chover no molhado dizer que hoje em dia somos obrigados a memorizar senhas para diversos tipos de serviços, de bancos até sites cujo único objetivo é o entretenimento. É muito fácil cair na tentação de usar uma senha única para todos os serviços de Internet. Mas se há um bom conselho a ser dado neste campo este conselho é: nunca, jamais faça isso. O motivo é simples: se sua senha for descoberta a pessoa que a conhece terá acesso a todos os serviços em que você estiver cadastrado.

Em particular eu uso um algoritmo de geração de senhas que executo sempre que quero criar uma. Por exemplo, um algoritmo simples é, a partir de um verso, pegar as letras iniciais e criar a senha. "De tudo ao meu amor serei atento" criaria a senha Dtamasa. Mas muitos serviços exigem a inclusão de números e caracteres especiais.Uma variação seria incluir um caracter especial no início e um número no fim. Nossa senha, agora mais forte, seria: @Dtamasa8. A vantagem de abordagens como essa é a facilidade de lembrar da senha.

Mais um algoritmo é o chamado mapa de teclado. Por exemplo, você vai se cadastrar em um site chamado www.servicoessencial.com. Neste caso você pode pegar a primeira letra do endereço, S, e usa como base. A partir dela faça um quadrado: sxcd. Senha fraca ainda, então você pode fazer o quadrado em outro sentido e incluir números e/ou caracteres especiais: sw2#ed. Já é uma senha melhor. A vantagem desta abordagem é que só é necessário lembrar do algoritmo que nesse caso é: comece com a letra inicial do site e siga um mapa de teclado previamente definido.

Acho essas as melhores abordagens mas se você preferir há serviços que geram senhas fortes para você. O tecnoblog.com fez um post sobre três geradores que ajudam nessa tarefa: Geradores de senha: crie combinações mais seguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais posts úteis

2leep.com