Como reduzir suas dívidas

Fim de ano quase sempre é um bom momento para reduzir ou quitar suas dívidas porque geralmente é quando existe receita extra: décimo-terceiro, bonificação ou participação nos lucros. Então, antes de usar esse dinheiro extra e consumi-lo todo nas compras de natal a primeira atitude a tomar é verificar suas dívidas. Se tudo estiver sob controle e dentro do planejado então é só se entregar aos prazeres do consumo, caso contrário, a melhor atitude é quitar suas dívidas. Veja algumas dicas para quitar as dívidas e preparar-se para uma vida financeira organizada:

  • Use o dinheiro extra para quitar a dívida. Se não for suficiente, use-o para quitar parte do principal e renegocie o restante da dívida para que tenha taxas de juros menores ou prazo mais longo.
  • Escolha sempre pagar as dívidas com juros maiores.
  • Se sua dívida for com o cartão de crédito tente conseguir um empréstimo pessoal no seu banco para quitar a dívida do cartão. Empréstimos pessoais tem juros muito menores que os cobrados pelas administradoras de cartão.
  • O mesmo vale se sua dívida é com o cheque-especial: os juros deste tipo de empréstimo também são muito maiores que os dos empréstimos pessoais.
  • Ao contrair um empréstimo pessoal tente negociar para que o pagamento desta dívida seja em parcelas fixas. Assim você terá uma despesa de tamanho previsível todo mês.
  • Se possível não use o cartão de crédito enquanto estiver endividado.
  • Tente não contrair novas dívidas até a quitação completa das antigas.
Essas são algumas dicas para quitar a dívida e dormir tranquilo. No caso das finanças pessoais o melhor sempre é prevenir: mantenha o controle de suas receitas e despesas para que suas finanças não saiam do controle.

Fontes: Controle suas dívidas e Perguntas frequentes sobre dívidas.

Imagem: jscreationzs

Atualização: o Conrado Navarro do Dinheirama.com publicou um vídeo sobre esse assunto hoje:



Achou este artigo útil? Então assine nosso RSS e seja notificado quando houver novas atualizações.
Se preferir, siga o @acheiutil no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais posts úteis

2leep.com