Escolhendo uma câmera digital: tipos

Crédito da imagem - FreeDigitalPhotos.net


Recentemente decidi comprar uma nova câmera fotográfica digital. Para isso fiz uma pesquisa para escolher a melhor câmera dentro do orçamento que eu tinha e aprendi detalhes técnicos sobre as câmeras que eu não conhecia. Conhecer os detalhes técnicos te ajuda a escolher o melhor equipamento para o dinheiro que você tem. A seguir a primeira parte de uma série de três posts escritos por um amador para ajudar você a escolher uma câmera fotográfica.


Tipos de câmera


Há, basicamente, três tipos de câmeras digitais hoje no mercado: compactas, semi-profissionais (também chamadas de bridge) e profissionais.

Compactas

São também chamadas de point-and-shoot (aponte e tire a foto). Não tem muitas configurações a serem feitas pelo fotógrafo e quase tudo é automático. As atuais permitem seleção de modos de cena como retrato, fotos noturnas ou de paisagem. Tem também reconhecimento de faces e as mais sofisticas filmam em full HD, o que pode ser legal para aquele filminho descompromissado para subir para o Youtube. O alcance do zoom ótico raramente excede a aproximação de 5x. São pequenas e facilmente transportáveis, geralmente cabendo no bolso da calça ou na bolsa da balada. Se você quer uma câmera para levar pra todo lado esse é o tipo de câmera que você escolherá. Há celulares com boas câmeras que também podem ser uma opção se suas suas fotos

Semi-profissionais

São câmeras que tem o jeitão das câmeras profissionais mas se diferenciam dessas por duas características: a qualidade da imagem e o fato de terem lentes fixas. Essas lentes, porém, podem ter boa qualidade e, não raro, apresentam zoom que ultrapassam 30x. De fato, essas câmeras poderiam ser enquadradas como compactas, não pelo seu tamanho que, de compacto não tem nada, mas pela qualidade de imagem ainda longe das câmeras profissionais.

Esse tipo de câmera permite que o fotográfo selecione tempo de abertura, sensibilidade ISO e tamanho de abertura do diafragma além dos modos automáticos presentes nas compactas. Algumas dessas câmeras também fornecem controle de foco manual permitindo que o fotógrafo tenha mais controle sobre o objeto que está sendo fotografado. Algumas são mais sofisticadas e tem estabilizador de imagem que pode ser na lente ou no sensor.

É o tipo de câmera ideal para quem aprendeu a gostar de fotografar e quer sair do mundo das compactas e aprender mais sobre o mundo da fotografia.

Profissionais

E existem as câmeras profissionais. Além de todas as características presentes nas semi-profissionais, essa câmeras produzem as fotos com uma qualidade melhor, mesmo em situações de pouca luminosidade em que as câmeras das categorias acima deixam a desejar. Essas câmeras geralmente são vendidas como um kit: corpo + lente. Há alguns kits que também fornecem um flash externo que pode ser acoplado à câmera. A lente dos kits básicos geralmente tem zoom pequeno de 4x. É comum o fotógrafo ter várias lentes para as mais diversas situações. Então quando ele precisa de zoom de longo alcance ele usa uma lente específica para isso.

Esse tipo de câmera é ideal para aqueles que não estão satisfeitos com a qualidade da imagem de suas fotos e para aqueles que tiraram o máximo de suas semi-profissionais e querem dar um passo além. E, claro, são as ideais para os profissionais da área.

Escolhendo

Escolha o tipo de câmera adequado aos seus objetivos: não adianta comprar uma câmera profissional se o que você quer uma câmera que caiba no bolso. Sabendo como você quer usar a câmera já direciona você para uma das 3 categorias. Escolhida a categoria e sabendo quanto você quer ou pode gastar então você busca qual câmera tem o melhor custo benefício pra você.

Achou este artigo útil? Então assine nosso RSS e seja notificado quando houver novas atualizações.
Se preferir, siga o @acheiutil no Twitter.
Você poderá gostar de outros posts úteis:
2leep.com

Um comentário:

  1. Vejam este post: http://alvarelli.blogspot.com.br/2013/03/tipos-de-cameras-fotograficas-digitais.html

    Tem várias informações super legais e que dá pra usar de comparativo ao post acima.

    ResponderExcluir

Mais posts úteis

2leep.com