Escolhendo uma câmera digital: lente e sensor

Imagem - FreeDigitalPhotos.net
Este artigo é o segundo de uma série de posts para ajudar a escolher uma câmera digital. Leia o primeiro da série: tipos de câmeras digitais.

Neste artigo, falo sobre dois componentes que definem a qualidade final da foto: a lente e o sensor.
Lente

É através da lente que a imagem a ser fotografada é enviada para o sensor ótico da câmera. Uma lente de boa qualidade consegue captar o máximo de luz do ambiente para a formação da foto. Ao escolher uma câmera esteja atento ao fabricante da lente. Na minha pesquisa, procurei câmeras que possuíam lentes de 4 fabricantes: Nikon, Canon, Leica e Carl Zeiss. Há outros fabricantes tradicionais como a Fuji. Mas a dica que dou é: fuja de lentes sem uma marca tradicional por trás.

Uma característica importante das lentes, especialmente quando incorporam um zoom grande, é o sistema de estabilização de imagem. Há dois tipos: o estabilizador ótico e o estabilizador no sensor. O primeiro geralmente é melhor e usa um sistema estabilizador em conjunto com as lentes. Já no segundo, o sistema estabilizador é acoplado ao sensor. Recomendo que você procure por lentes com estabilizador de imagem pois isso evitará fotos tremidas na maioria das situações.

Sensor

O sensor da câmera é um chip sensível à luz. Ele faz, na câmera digital, o papel que o filme faz nas câmeras analógicas que é captar a luz recebida da lente e transformá-la em uma fotografia. No caso do sensor, tamanho é documento: geralmente quanto maior o sensor melhor a qualidade da imagem pois ele captará mais luz. Uma analogia que vi exemplifica bem a situação: recolhe-se mais água da chuva com uma bacia do que com uma xícara de chá.

Aliada ao sensor está a quantidade de megapixels da imagem. Quanto mais megapixels, significa que mais células fotossensíveis estão sendo espremidas dentro do chip. Então, para um chip de mesmo tamanho quanto maior a quantidade de megapixels, geralmente pior é a imagem. Veja que é raro câmeras profissionais com mais de 10 megapixels e isso vem diretamente da exigência que os consumidores dessas câmeras tem com a qualidade da imagem. Este artigo explica com detalhes: Quando megapixels demais atrapalham.

Escolhendo

Escolha uma câmera com uma lente de qualidade e com maior sensor ótico que você conseguir encontrar na sua categoria.

Bônus: bateria

Outro componente importante para a câmera digital é a bateria. Eu prefiro câmeras que possam ser alimentadas com pilhas AA que, além de ter a opção do tipo recarregável, também podem ser encontradas em qualquer lugar em uma emergência. Mas se sua escolha recair em câmera que tenha bateria própria, prefira uma câmera que você possa carregar a bateria em um carregador separadamente. Assim, em uma viagem por exemplo, você pode deixar uma bateria no hotel recarregando enquanto usa a câmera com outra bateria.

Achou este artigo útil? Então assine nosso RSS e seja notificado quando houver novas atualizações.
Se preferir, siga o @acheiutil no Twitter.
Você poderá gostar de outros posts úteis:
2leep.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais posts úteis

2leep.com